3 alimentos funcionais para você consumir!

Manter uma boa saúde é um desafio para qualquer pessoa, especialmente com o estilo de vida moderno. É preciso considerar que que boa parte da população vive em grandes centros urbanos e não tem tempo para cuidar da dieta e nem de praticar atividades físicas. Nesse contexto, conhecer os melhores alimentos funcionais para se consumir é muito importante.

Há algumas opções que são grandes aliadas e, quando incluídas adequadamente no plano alimentar, podem trazer benefícios surpreendentes, deixando-nos mais saudáveis. Confira o conteúdo que preparamos sobre o tema e descubra o que não pode faltar no seu prato!

O que são alimentos funcionais?

Você já deve ter ouvido essa expressão por aí, já que ela está bastante em voga no momento. Contudo, talvez você ainda não saiba ao certo o que são os famosos “alimentos funcionais”. O grande diferencial é que eles contêm algumas substâncias ativas importantes, que desempenham funções metabólicas que beneficiam o nosso organismo. É isso!!! Substâncias ativas que podem trazer benefícios à sua saúde. São alimentos que além da função nutricional, tem ação terapêutica no metabolismo das células, tecidos ou órgãos.

Dessa maneira, esses alimentos não apenas deixam o nosso corpo mais forte e saudável, como também impedem ou abrandam a evolução de enfermidades sérias, como o diabetes tipo 2 ou alguns tipos de câncer. Com isso, você diminui eventuais gastos com remédios e garante o seu bem-estar, ganhando muito mais tempo e qualidade de vida.

Quais são os melhores alimentos funcionais?

1. Peixes

Enquanto muitos estudos apontam que o consumo excessivo de carne vermelha está fortemente relacionado com o surgimento de doenças, os peixes surgem como uma alternativa mais saudável para as refeições do dia a dia. E o melhor de tudo é que eles são um alimento muito versátil.

Algumas opções, como o salmão, o atum e a sardinha, são ricos em uma substância muito importante, chamada ômega 3, que tem a capacidade de minimizar o risco de algumas patologias do coração, combatem inflamações e contribuem para melhorar a nossa capacidade cerebral.

2. Aveia

Muitas pessoas gostam de consumir a aveia nos seus lanches diários, sobretudo junto a frutas no café da manhã. Mesmo que elas não saibam, estão fazendo uma excelente escolha para o seu organismo, visto que esse é um dos melhores alimentos funcionais disponíveis no mercado.

Seus benefícios incluem um bom teor de proteínas e uma quantidade bastante alta de fibras, que ajudam a regular o trânsito intestinal e aumentam a sensação de saciedade.

3. Chá-verde

O chá-verde é um alimento funcional que ganhou muito espaço nos últimos anos, especialmente por ser um diurético saudável e eficiente. Ele tem a sua origem nas folhas de uma espécie chamada Camellia sinensis.

Ela é rica em um composto chamado catequina, que tem ação contra o envelhecimento precoce e reduz a probabilidade de ter alguns tipos de câncer, uma vez que age anulando os efeitos deletérios dos radicais livres, que oxidam e matam as células do nosso organismo.

Colocando esses poderosos alimentos funcionais no seu prato todos os dias, você garante um organismo mais saudável e fica livre de doenças por muito mais tempo!

Agora fala sério!!! Esse artigo fala o óbvio e mesmo assim pode ser uma grande dica para começar uma mudança nos hábitos alimentares. Não dá pra se iludir achando que conseguimos mudar tudo que precisa ser mudado de uma hora para outra. Então siga a dica = comece a introduzir alimentos funcionais nas refeições do dia a dia. Falamos aqui de 3 alimentos de fácil acesso e que podem entrar na lista de compras hoje mesmo. Ser criativos com as receitas pode ser importante para não perder o prazer de comer gostoso! Peixe no forno, chá verde no copo e aveia na sobremesa. Um bom começo para uma vida mais saudável.

Esperamos que este post tenha sido útil para você! Não deixe de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de nossas próximas publicações e novidades!

Comentários no Facebook