Veja 5 dicas para aliviar os sintomas da TPM da melhor forma

O corpo da mulher é o capaz de suportar diversas fases e demandas da rotina feminina. No entanto, existem momentos que podem ser bastante dolorosos e incômodos, o que torna muito importante conhecer ao menos algumas dicas para aliviar sintomas da TPM da melhor forma.

Felizmente, com um pouco mais de conhecimento de causa e algumas atitudes simples, é possível minimizar ou até mesmo acabar com esse problema, tornando o seu ciclo bem mais confortável e tranquilo.

Continue lendo este conteúdo e descubra de que maneira você pode fazer isso!

1. Tome chás

Uma das dicas para aliviar os sintomas da TPM da melhor forma é consumindo determinados chás. Muitas pessoas acham que eles só servem para emagrecer ou para melhorar a digestão, mas o fato é que existem alguns componentes e princípios ativos que podem ser fundamentais em diversas ocasiões.

O chá de camomila, por exemplo, além de ter um poder calmante, também atua promovendo uma discreta diurese, contribuindo para diminuir eventuais edemas e inchaços. Já outras plantas, como a vitex agnus castus, muito utilizada na medicina alternativa, tem o poder de atenuar picos hormonais.

2. Aposte em alimentos funcionais

Os chamados alimentos funcionais, além de serem parte de uma alimentação balanceada, também podem ser poderosos coadjuvantes na diminuição dos sintomas da TPM. Trata-se de uma série de escolhas que, além de saborosas, são altamente nutritivas e têm princípios ativos que ajudam a promover uma boa saúde global.

Os peixes oleaginosos, por exemplo, apresentam zinco e ômega 3, que ajuda a diminuir a inflamação e promovem uma melhor distribuição da gordura corporal, promovendo a autoestima. As frutas também são imprescindíveis, pois, além de vitaminas e minerais, têm fibras que evitam problemas de prisão de ventre.

3. Manipule alguns remédios naturais

Você também pode aproveitar a possibilidade de manipular substâncias e, dessa forma, reduzir os sintomas da TPM. A suplementação com vitaminas e minerais, por exemplo, ajuda a repor os níveis desses componentes no corpo da mulher caso eles estejam baixos. Além disso, as plantas medicinais e a homeopatia são opções interessantes.

4. Pratique exercícios e atividades físicas

Não é novidade para ninguém que os exercícios e atividades físicas ajudam a aliviar sintomas da TPM, pois melhoram a ansiedade, a tensão e até mesmo a qualidade do sono. Nesses dias, uma caminhada ou uma corrida leve, por exemplo, podem reduzir o estresse e ajudar a relaxar.

5. Não deixe de beber muita água

Por fim, vale a pena beber bastante água ou outros líquidos benéficos para a saúde, como sucos naturais e água de coco. Isso ajuda a manter a hidratação e diminuir a retenção, que é muito comum na TPM. Além do mais, é interessante evitar o excesso de cafeína, ao menos nessa fase, pois ela pode causar insônia e irritabilidade.

Ao seguir essas dicas para aliviar sintomas da TPM, você certamente passará com muito mais conforto e menos problemas por esse período tão incômodo para as mulheres. Por isso, prepare o seu chá, ande sempre com uma garrafa de água e tire um tempo para cuidar da alimentação e praticar atividades físicas.

Gostou de aprender essas dicas para aliviar os sintomas da TPM? Então confira também os benefícios dos chás para a nossa saúde!

Comentários no Facebook