Chás e seus benefícios: veja como faz bem para a sua saúde

Existem diversos tipos de chás e seus benefícios à saúde são inúmeros. A bebida é usada há anos para combater doenças e ajudar na recuperação ou alívio de incômodos. Ingeri-la diariamente, junto com a prática de exercícios físicos, alimentação saudável e consultas periódicas ao médico, oferece mais qualidade de vida a qualquer pessoa.

Além disso, o chá é uma ótima bebida para servir em encontros com os amigos, tanto nas ocasiões formais quanto nas informais. Ou seja, além de proporcionar o bem-estar, ainda promove a integração social

Por esse motivo, vamos mostrar, neste artigo, os principais benefícios e efeitos que essa bebida proporciona. Tem interesse no assunto? Então continue a leitura e descubra!

Os diferentes tipos de chás e seus benefícios

As ervas usadas para a preparação dos chás podem ser encontradas na natureza, produzidas em casa ou estão disponíveis em farmácias, supermercados e estabelecimentos comerciais.

Muitas vezes, os chás são mais vantajosos que o uso de medicamentos. Afinal, eles são naturais e têm diversas finalidades, pois podem ser calmantes, estimulantes, diuréticos, expectorantes, entre outras.

A seguir, vamos entender quais os tipos de ervas mais indicados para tratar determinadas condições. Acompanhe!

Aumento da imunidade

Ter a imunidade alta é bastante útil para ajudar na recuperação e prevenção de diversas doenças virais, bacterianas ou fúngicas. O uso contínuo de chás contribui para isso.

Por isso, se você está notando sinais de imunidade baixa, é interessante tomar diariamente uma xícara dessa bebida. Confira, abaixo, as ervas e frutas mais indicadas para esse caso!

Boldo

O chá de boldo é conhecido por aliviar dores no sistema digestivo e também tem ação na defesa imunológica do corpo. Dessa forma, a bebida é uma boa pedida para tomar no inverno ou em épocas com alto índice de doenças como a gripe e o resfriado.

Genciana

A erva genciana é ideal para melhorar o sistema imunológico, pois induz, de maneira natural, a produção dos glóbulos brancos, células responsáveis pela defesa do organismo contra doenças.

Limão

O limão é um item fácil de ser encontrado e tem inúmeras propriedades que beneficiam a saúde. O chá dessa fruta é antioxidante, rico em vitamina C e aumenta a defesa do organismo. Ou seja, aí está um aliado perfeito para se recuperar de doenças.

Equinácea

Essa erva medicinal é considerada um antibiótico natural e ajuda também na produção dos glóbulos brancos, que trabalham a favor do sistema imunológico. Por conta disso, o seu chá é muito utilizado para acabar com vírus, fungos e bactérias.

Astrágalo Chinês

Essa planta é poderosa na remoção de células danificadas no corpo, assim como no estímulo do aumento das defesas naturais. Esse chá é especial para pessoas com doenças infecciosas e para melhorar o sistema imunológico.

Sabugueiro

A flor é um antivirótico natural, outra alternativa para usar contra a gripe e resfriados. É uma erva tão potente que, atualmente, é usada para estudos contra doenças como diabetes e câncer.

Diminuição de estresse

Após um dia longo e cansativo, tudo o que você deseja é uma boa noite de sono, após tomar um banho relaxante e uma xícara de chá quentinho, não é mesmo? Pensando nisso, separamos algumas sugestões de ervas para preparar sua bebida calmante. Veja!

Erva-cidreira

Conhecida por vários nomes — como cidreira, capim-cidreira ou melissa —, ela é muito indicada para quem quer dormir bem Por ter propriedades calmantes, contribui também para o alívio de dores de cabeça, problemas no sistema digestivo e prevenção de cólicas menstruais ou renais.

Camomila

A camomila é uma flor branca, com propriedades medicinais, usada para tratar transtornos como hiperatividade, estresse, ansiedade, dores estomacais, enjoos e cólicas menstruais.

Redução de peso

Ao contrário dos chás calmantes, as ervas que auxiliam na redução de peso promovem uma aceleração nos batimentos cardíacos, por conta do efeito termogênico. Logo abaixo, listamos os chás que ajudam a perder peso.

Hibisco

Feito com a flor do hibisco, ele é perfeito para eliminar a retenção de líquido do corpo, justamente por sua alta capacidade diurética. Ingeri-lo é uma maneira de proporcionar a limpeza no organismo e aumentar a produção de urina.

Chá verde

O chá verde contém ingredientes termogênicos, que ajudam na reação metabólica. Isso faz com que o organismo responda melhor e elimine gorduras localizadas. Além disso, ele é ótimo para reduzir a retenção de líquido.

Agora que você conhece os variados tipos de chás e seus benefícios, não deixe de se deliciar com essa bebida em seu dia a dia. Adotando o hábito de ingerir regularmente as ervas ideais, você perceberá os ótimos efeitos causados na saúde e se sentirá muito feliz com os resultados.

Gostou deste post? Então não perca a oportunidade e conheça mais sobre o chá maggro?

Você pode gostar...

Comentários no Facebook