Confira quais são as vantagens dos produtos manipulados!

A necessidade do uso de medicações é eventualmente recorrente na rotina de qualquer pessoa, seja para a resolução de um quadro patológico ou mesmo apenas para uma melhoria na qualidade de vida. Diante dessa realidade, conhecer quais são as vantagens dos produtos manipulados pode ser bastante interessante.

Essa é uma alternativa que vem se consolidando cada vez mais e ganhando muito espaço no mercado brasileiro, sobretudo por conta dos excelentes benefícios que oferece para quem não tem medo de priorizar essa opção. Confira o conteúdo que preparamos a seguir e aprenda um pouco mais sobre o tema.

Afinal, o que são medicamentos manipulados?

Os produtos ou medicamentos manipulados são aqueles que são produzidos a partir da prescrição e das orientações de um médico. A sua composição, portanto, é feita a partir das necessidades do organismo e das eventuais patologias que um determinado paciente apresentou no momento da consulta.

Isso quer dizer que ele é criado a partir das demandas do organismo em questão, ao contrário daqueles remédios que estão nas prateleiras das drogarias e são feitos em larga escala por uma gigante farmacêutica, de uma maneira altamente inespecífica e generalista, com dosagens padronizadas e ação totalmente particular.

Quais as vantagens dos produtos manipulados?

A cada dia que passa, mais pessoas vêm optando pelo uso da manipulação para adquirir seus farmacêuticos. Conheça, a seguir, as principais vantagens de optar por esse tipo de produto para tratar da saúde!

Elevado padrão de confiabilidade

Uma das grandes vantagens dos produtos manipulados é que eles têm um elevado padrão de confiabilidade, ao contrário do que algumas pessoas pensam. Quando o seu médico solicita a manipulação com os princípios ativos adequados e você escolhe uma farmácia de confiança, as chances de dar algo errado são mínimas.

Todos os medicamentos manipulados só podem ser produzidos a partir de uma prescrição de um profissional habilitado, com o devido detalhamento. Isso pode ocorrer também com fórmulas inscritas no Formulário Nacional ou em Formulários Internacionais, que são devidamente reconhecidas e avaliadas pela Anvisa — o órgão fiscalizador do setor.

Tratamento feito sob medida

Outra das maiores vantagens é que essa alternativa possibilita que o médico ofereça um tratamento sob medida não apenas para um tipo de patologia específica, mas para o paciente como um todo, levando em consideração seu histórico, seu estado de saúde, sua alimentação, suas demandas e necessidades.

O profissional pode prescrever uma receita completamente personalizada, com os ativos e as concentrações mais adequadas para cada situação. É possível optar por diferentes formas de ingestão, como cápsulas, comprimidos, shakes, sachês, cremes, pomadas, ou mesmo chocolates e gomas. Isso facilita a vida de qualquer um, na hora do consumo.

Alta diversidade de possibilidades

Os produtos manipulados são altamente versáteis e podem oferecer soluções interessantes para os mais variados tipos de patologias e inúmeras necessidades dos pacientes. Da mesma maneira que eles podem ser usados para a ingestão de substâncias para o tratamento de doenças graves, eles servem para suplementação e complementação.

Quem quer emagrecer, por exemplo, pode conversar com o médico e pedir uma combinação de substâncias que ajudem a perder gordura ou acelerar o metabolismo, por exemplo. Já pra quem quer cabelos ou unhas mais fortes, um bom complexo vitamínico adequado para o gênero e a idade pode ser fundamental.

Exclusividade em alguns produtos

Provavelmente você nunca refletiu sobre esse assunto, mas o fato é que os produtos manipulados podem contar algumas combinações que são completamente exclusivas, não sendo encontradas em farmácias e medicações comuns. Isso faz com que, obviamente, essa seja uma opção melhor para atender às necessidades específicas dos pacientes.

Situações desse tipo podem acontecer, por exemplo, no caso de algumas doenças raras, que demandam a combinação de diversas substâncias em uma cápsula, até mesmo para facilitar a sua ingestão. Uma vez que as matérias-primas estejam disponíveis, o médico pode receitar a melhor combinação para aquela pessoa, melhorando seu prognóstico.

Excelente relação de custo-benefício

Você já deve ter observado que, em linhas gerais, os produtos manipulados oferecem um custo muito menor quando comparados com os remédios de marca vendidos nas farmácias e drogarias comuns, o que resulta em uma melhor relação custo-benefício para os pacientes. E isso acontece por uma série de motivos diferentes.

O mais básico é que, ao contrário das medicações comuns, você não paga pela marca ou pelo nome do laboratório, que são fatores que não interferem em nada no sucesso dos tratamentos. Além disso, as farmácias de manipulação usam padrões rígidos de produção para evitar desperdício de produtos ou sobras.

Como escolher os produtos manipulados?

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre as inúmeras vantagens e benefícios que esses tipos de medicamentos podem oferecer para os pacientes, você deve estar pensando em como escolhê-los com segurança, não é mesmo? Sendo assim, não deixe de conferir as dicas que preparamos abaixo.

Faça uma pesquisa detalhada

O primeiro passo para escolher os produtos manipulados é fazer uma pesquisa detalhada sobre as opções disponíveis para as suas necessidades e demandas do momento, além dos seus objetivos com esse medicamento ou suplementação. Existem opções incríveis para quem quer cuidar da própria saúde e melhorar a autoestima, por exemplo.

Conte com um médico de confiança

Embora existam medicamentos que não precisam de receita e já estejam prontos para consumo, contar com um médico de confiança é sempre bom para ter as melhores orientações. Por isso, procure um profissional com o qual você possa conversar e tirar suas dúvidas, além de obter as receitas necessárias para cuidar da sua saúde.

Pesquise mais sobre a farmácia

Por fim, é muito importante que você também pesquise sobre a farmácia, pois é ela que vai produzir o que você utilizará. A internet pode ser uma excelente fonte de informações, na qual você pode achar sites de empresas de alta qualidade nesse segmento, que podem atender às suas necessidades com perfeição!

Como você pôde ver nesse conteúdo, os produtos manipulados podem ser, dependendo do caso, a melhor alternativa para tratar de doenças, suplementar a alimentação ou melhorar a autoestima por meio dos melhores princípios ativos do mercado!

Gostou de aprender um pouco mais sobre os produtos manipulados? Ficou interessado em adquirir um de uma empresa de alta qualidade? Então não perca mais tempo e entre em contato conosco!

Comentários no Facebook