Magnésio L Treonato e a saúde do Cérebro

O magnésio é o segundo cátion mais abundante no meio intracelular e é essencial em inúmeras reações metabólicas no organismo. É um cofator para aproximadamente 300 enzimas que regulam o metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas. O mesmo também está envolvido na produção e liberação de trifosfato de adenosina (ATP). Além disso, ele age no metabolismo do cálcio e do fósforo, na síntese e estabilização de macromoléculas como DNA e ribossomos, contração muscular e neurotransmissão. Por que a associação do Magnésio com o L Treonato é tão poderoso?

Embora o magnésio seja essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso central (SNC), sua distribuição neste tecido é limitada. Portanto, a combinação com L-treonato (metabólito da vitamina C) é benéfica para aumentar a biodisponibilidade do magnésio no sistema nervoso central. Da mesma forma isso contribui para a formação de sinapses e melhora da sinalização nervosa. Como tal, o L-treonato de magnésio foi extensivamente estudado para manter a função cognitiva, melhorar a memória e o aprendizado. Do mesmo modo, ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas, incluindo as doenças de Alzheimer e Parkinson.

Qual o seu mecanismo de ação?

O glutamato, o neurotransmissor mais dominante e abundante no sistema nervoso central, desempenha um papel crucial em mecanismos relacionados à plasticidade sináptica. Ele está associado a processos comportamentais como cognição, memória e aprendizado. Os receptores glutamatérgicos dividem-se em duas classes principais:

  • Ionotrópicos (receptores NMDA, AMPA e cainato, que regulam o influxo de íons e estão associados a respostas imediatas)
  • Metabotrópicos (receptores acoplados a proteínas G), mecanismo pelo qual participam das respostas intracelulares ocorre por meio da ativação de segundos mensageiros. Portanto, estão associados a respostas pós-sinápticas mais lentas.

Em particular, as subunidades NR2A e NR2B são predominantemente expressas no neocórtex e no hipocampo. Já a subunidade NR2B está associada à ativação de mecanismos celulares que contribuem para a plasticidade sináptica e melhoram a potencialização de longo prazo (LTP). Assim que o influxo de cálcio no citoplasma das células neuronais aumenta, a subunidade NR2B dos NMDARs liga-se aos complexos de proteínas da família PSD-95. Um deles é o CaMKII, que mantêm os receptores em um estado ativado. CaMKII é um fator importante na manutenção da plasticidade sináptica e também regula a translocação de receptores ionotrópicos do tipo AMPA. Além do mais, o aumento do cálcio intracelular promove a degradação da proteína p35 (ativadora da quinase dependente de ciclina 5 – Cdk5) para p25. Esse mecanismo é associado ao desenvolvimento neuronal, sinaptogênese e formação da memória.

Por que o Magnésio L Treonato é tão necessário?

Com o avanço da idade, a expressão de NR2B reduz significativamente. Ocorre um aumento da expressão de NR2A – efeito associado ao declínio cognitivo observado durante o envelhecimento. Por sua vez, a suplementação com magnésio L treonato tem demonstrado aumentar a biodisponibilidade dos íons magnésio no fluido cérebro-espinhal. Isso se dá a partir do transporte ativo mediado por GLUT1 – transportador de glicose localizado nas células endoteliais da barreira hematoencefálica. Apesar de não estar completamente elucidado, o aumento dos níveis de magnésio no fluido cérebro-espinhal promove o aumento da expressão de NR2B. Quais os resultados? Isso resulta na ativação das vias de sinalização e contribui para a melhora da plasticidade sináptica. A neurotransmissão mediada por NMDAR-NR2B está relacionada à melhora da cognição, aprendizagem e memória. Em suma, a suplementação com este composto pode contribuir para a prevenção de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer.

Os benefícios da vitalidade.
Os benefícios da vitalidade.

Estudos clínicos com Magnésio L Treonato

O declínio cognitivo está intimamente associado com o envelhecimento, diminuindo a qualidade de vida de idosos. Neste contexto, um estudo clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo avaliou os benefícios da suplementação de um complexo vitamínico contendo magnésio L treonato em 44 idosos (homens e mulheres, com idade entre 50 e 70 anos) que apresentavam queixas de declínio cognitivo. Após 12 semanas de tratamento, foi observado um aumento dos níveis de magnésio no plasma, bem como um aumento da excreção deste íon na urina. O aumento da excreção renal está relacionado com a absorção de magnésio, uma vez que estas medidas são diretamente proporcionais.

Ainda, a suplementação com o complexo vitamínico (vitaminas C, D e B6 em associação com magnésio L treonato) resultou no aumento significativo das funções cognitivas quando comparado com os indivíduos que receberam placebo. Desta forma, a suplementação com magnésio L treonato pode contribuir positivamente para a prevenção do declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Quais os resultados do uso do Magnésio L Treonato?

Primeiramente, estudos demonstram que a suplementação com magnésio L treonato contribui para a diminuição do prejuízo motor e da perda de neurônios dopaminérgicos. O mesmo também contribui para o tratamento de dor neuropática associada ao uso de medicamentos quimioterápicos. Sob o mesmo ponto de vista, a administração de vincristina está associada com o desenvolvimento da dor neuropática. Isso tem provocado alodinia e hiperalgesia – efeitos associados com a deficiência de magnésio no organismo, aumento da sensibilização periférica e da plasticidade nociceptiva. Também tem ocasionado a ativação das vias de sinalização mediadas por fator de necrose tumoral (TNF-α) e fator nuclear kappa B (NF-κB). Assim, um estudo pré-clínico demonstrou que a suplementação com magnésio L treonato, além de reduzir a sinalização mediada por TNF-α e NF-κB, também reduziu a sensibilização nociceptiva. Dessa forma, diminui a alodinia e hiperalgesia associadas ao tratamento com vincristina.

Benefícios do Magnésio L Treonato

– Melhora as funções cognitivas

A melhora que ele traz para as funções cognitivas é a principal vantagem de consumir o magnésio L treonato.

Ele tem o poder de melhorá-las, porque facilita a entrada do magnésio no cérebro. Sendo assim, este tem mais mineral para trabalhar e consegue realizar melhor suas tarefas.

Então, ao consumir o suplemento você será capaz de melhorar, por exemplo, a sua memória, atenção, concentração, raciocínio e lógica. Isso é ótimo para o seu trabalho, estudos e até para realizar tarefas relacionadas à sua casa.

Magnésio L Treonato e a melhora nas funções cognitivas.
Magnésio L Treonato e a melhora nas funções cognitivas.

– Aumenta a disposição

Uma das funções do magnésio l treonato é auxiliar na produção de energia do organismo. Então, com a quantidade adequada do mineral no corpo, este consegue produzir uma boa quantia de energia.

Por isso, é comum que pessoas que consomem regularmente o magnésio l treonato sintam um aumento na disposição e a redução na fadiga física.

– Reduz o estresse e a ansiedade

Como o magnésio l treonato é bem absorvido pelo cérebro, ele melhora o seu bom funcionamento e a conexão do sistema nervoso. Isso é excelente para quem tem estresse e ansiedade pois essas melhoras em geral auxiliam na redução dos sintomas de ambos.

O suplemento é indicado até para quem sofre de síndrome do pânico e depressão. Isso se dá porque melhora o funcionamento do cérebro, ajudando a reduzir os sintomas dessas doenças.

– Melhora a absorção de cálcio no organismo

Com uma presença maior de magnésio, o organismo também é capaz de absorver melhor o cálcio ingerido por você diariamente. A absorção mais eficiente de cálcio é importante para seu corpo, porque assim a substância conseguirá realizar de maneira mais adequada suas funções.

E quais são as funções do cálcio no organismo? Ele possui diversas, mas entre as principais estão: a regulação da coagulação do sangue, a formação e o fortalecimento dos dentes e ossos.

Sendo assim, ao melhorar a absorção do cálcio no organismo, o magnésio também está auxiliando no aprimoramento de sua coagulação, no fortalecimento dos dentes, ossos e na prevenção de doenças ósseas.

– Auxilia na prevenção de Alzheimer

O suplemento de magnésio l treonato auxilia na prevenção do Alzheimer, porque quando consumido regularmente ele melhora o funcionamento do sistema nervoso e a memória. Esses geralmente são os itens mais afetados pela doença.

Além de atuar na prevenção, o magnésio também pode ser usado no tratamento do Alzheimer para diminuir os sintomas de pacientes.

Como ele atua bastante no sistema nervoso e no cérebro, ele ainda traz mais vantagens para o organismo. Mais um desses benefícios é melhora na qualidade do sono e na absorção de vários nutrientes.

Antes de começar a consumi-lo, lembre-se de que para aproveitar todos os benefícios da melhor forma é importante consultar um médico ou nutricionista. Logo, você saberá a quantidade de suplemento que deve ingerir por dia.

Comentários no Facebook