Efeitos da Suplementação com Beta Alanina

Beta Alanina: Pré treino Estratégico

Função da Beta Alanina

A beta alanina é um aminoácido não proteogênico precursor limitante da síntese da carnosina. O aumento da carnosina muscular tem sido considerado um fator de reforço das capacidades físicas e diminuição da fadiga neuromuscular. Outra função da beta alanina é a redução das espécies reativas de oxigênio, os radicais livres, inibindo a formação de produtos finais de lipoxidação avançada e produtos finais de glicoxidação avançada e agindo para aumentar a sensibilidade ao cálcio. Em especial, a beta alanina atua como um agente tamponante físico-químico durante exercícios de alta intensidade, reduzindo a acidose muscular e atenuando a fadiga muscular. Aproximadamente, mais de 60% das equipes esportivas fazem o uso de suplemento com beta alanina, de maneira isolada ou em blends (isto é, pré treinos).

Indicações para uso de Beta Alanina

  • Combate a fadiga
  • Aumenta a resistência aeróbica e performance esportiva
  • Protege contra danos oxidativos
  • Fornece energia para os treinos
  • Aumento de massa muscular.

Estudos usando Beta Alanina como Pré Treino

Aumenta a Capacidade nos Exercícios físicos.

A beta alanina tem a função de aumentar a capacidade nos exercícios físicos, ou seja, você pode treinar mais pesado e por mais tempo. De acordo com um estudo publicado em 20 de dezembro de 2019, a elevação de carnosina através de suplementação com beta alanina pode aumentar diretamente a intensidade e performance nos treinos. Em outro estudo publicado no “International Journal of Sports Medicine”, mostrou que 4 semanas de suplementação com este suplemento pode aumentar significativamente a resistência muscular durante o treinamento com pesos. Em mais um estudo publicado, foi concluído que o uso de beta alanina atrasa a fadiga neuromuscular.

Aumentar a resistência aeróbica.

A suplementação com beta alanina também pode aumentar a resistência em atividades aeróbicas. Pesquisadores investigaram o efeito do suplemento em ciclistas, medindo a capacidade dos atletas no fim de uma corrida de ciclismo. Eles descobriram que quando comparado com um placebo, os ciclistas que utilizaram a beta-alanina tiveram um aumento significativo na performance física.

Aumento de massa muscular.

O uso de beta alanina pode aumentar os níveis de carnosina nos músculos. Pesquisas mostram que este aumento é diretamente responsável pelo aumento de massa muscular, força e explosão nos exercícios. Pesquisadores recomendam tomar de 3,2 a 6,4g diários de beta alanina para aumentar de forma significativa os níveis de carnosina nos músculos.

Doses sugeridas de Beta Alanina

A quantidade indicada para consumo de beta alanina é de 10mg/Kg de peso corporal. Na nutrição esportiva, a ação da beta alanina se dá por saturação, ou seja, ela precisa se depositar ao máximo no músculo (“encher o músculo”) para ter efeito. Inicia-se o programa de suplementação diariamente, independentemente dos dias de treinamento. Utiliza-se as doses que variam entre 3g a 6g diários no período de 6 a 16 semanas. As doses devem ser divididas em várias tomadas diárias (800 a 1600mg/dose, doses de 800mg são mais toleradas) para evitar o efeito colateral de parestesia. O efeito colateral da parestesia é descrito como formigamento e se inicia de 10 a 20 minutos após a ingestão da beta-alanina. O efeito é transitório e sem riscos à saúde.

Recomenda-se consumir beta alanina juntamente com uma refeição principal, como café da manhã e jantar, pois, assim será possível potencializar o aumento dos níveis de carnosina nos tecidos musculares. O tempo necessário para atingir o pico de beta alanina é de aproximadamente 30 a 40 minutos. A beta alanina também é utilizada em associação à creatina para aumento da força, maior resistência à fadiga e hipertrofia muscular.

Comentários no Facebook