BLOG
Posted on abril 27, 2023 by Equipe Medicinal
A L-teanina (a-glutamilletilamida) é o único aminoácido presente quase exclusivamente na planta Camellia sinensis (chá verde). Parece ocorrer em somente outras três espécies; uma espécie de cogumelo e outras duas espécies do gênero Camellia. Visto que o chá é a segunda bebida mais consumida no mundo, uma quantidade considerável de teanina é consumida todos os dias no mundo.
Teanina confere sabor ao chá verde. O chá verde contém um número de constituintes, incluindo polifenóis, proteínas, aminoácidos, ácidos orgânicos, vitaminas, minerais, e pigmentos. Teanina compreende 1 a 2% do peso seco do chá, constituindo aproximadamente 50% dos aminoácidos do chá verde.
A Teanina é sintetizada na raiz da planta onde a luz solar converte a teanina em polifenóis. Por causa disto, alguns cultivadores do chá verde mantém as plantas fora da luz solar direta para preservar o índice de teanina e assim o sabor. A L-teanina é um derivado do ácido L-glutâmico. Ela é uma substância sólida solúvel em água, sendo também conhecida com o ácido L-glutâmico gama-etilamida.
A L-teanina foi descoberta no chá verde em 1949 por Sakato, e em 1964 foi aprovado como um aditivo alimentar no Japão. É um composto hidrossolúvel e quando ingerido oralmente é absorvido no intestino delgado.
A Teanina atravessa a barreira hemato-encefálica. Dessa forma, foi visto que a Teanina ao alcançar o cérebro, aumenta a produção da serotonina e da dopamina. Igualmente, a Teanina é hidrolisada nos rins em ácido glutâmico e a etilamina pela enzima glutaminase.
A L-teanina age aumentando a produção de serotonina e dopamina no organismo. Acima de tudo, são dois importantes neurotransmissores, responsáveis pelas sensações de felicidade e bem-estar. Além disso, essa substância está sendo amplamente estudada por conta de outras ações, como o seu poder antioxidante e sua capacidade de aumentar as ondas alfa cerebrais. A L-teanina também pode neutralizar o efeito estimulante da cafeína, o que é muito interessante.
Primordialmente usada para aumentar os níveis de relaxamento, a L-teanina também possui diversos outros benefícios que podem ser aproveitados. Contudo, seus efeitos foram analisados em maior parte em testes com animais e novas pesquisas deverão ser feitas para comprovar os seus impactos nos seres humanos. De antemão, alguns desses benefícios são:
O relaxamento é o principal benefício da substância no organismo. Isso se dá pelo poder da L-teanina em aumentar as ondas alfa no cérebro. Diferentemente de outros compostos, que costumam causar sono junto com o relaxamento, a L-teanina não apresenta tal efeito colateral – fator que recebe destaque.
A L-teanina por si só tem a capacidade de aumentar os níveis de foco e concentração. A combinação com a cafeína, através do consumo de alguns chás, potencializa as melhorias no aprendizado, agilidade mental e energia. Um estudo realizado com idosos com disfunção cognitiva constatou que o consumo de chá-verde, composto por L-teanina e cafeína, foi eficaz na melhoria e redução da progressão da doença.
O consumo de chá preto ou verde já foi comprovado como um componente eficaz na melhora do foco. Nesse sentido, acredita-se que esses efeitos sejam, em parte, derivados da teanina. Um estudo publicado em 2017 analisou os efeitos do composto e comprovou que pacientes instruídos a tomar o suplemento com ou sem ajuda da cafeína apresentaram menos erros em tarefas. Porém, o uso da cafeína amplifica esses efeitos. Ao mesmo tempo, seus impactos no sono também podem ser benéficos para pacientes com déficit de atenção.
Para inibir os sentimentos ruins de tristeza, desânimo e cansaço mental, é muito interessante manter os níveis dos neurotransmissores serotonina e dopamina elevados. Assim sendo, nos mecanismos de ação da L-teanina, ela age diretamente nesse quesito. Igualmente, ela ajuda a manter o equilíbrio emocional com o consumo constante.
Em contrapartida, acredita-se também que a L-teanina tenha efeitos positivos no relaxamento e no tratamento de ansiedade. Assim como já citado, o consumo de chá ajuda nessas sensações, podendo diminuir a frequência cardíaca de uma pessoa.
Além disso, uma pesquisa publicada pelo Journal of Clinical Psychiatry comprovou que o aminoácido é capaz de reduzir os níveis de ansiedade e outros sintomas de pacientes com esquizofrenia.
Aplicações Stress/Ansiedade
Sob o mesmo ponto de vista, estudos demonstraram que L-teanina induz atividades no cérebro correlacionando um estado percebido de relaxamento. Um pequeno estudo japonês com estudantes universitários mostrou que a administração oral de 200mg de L-teanina leva ao aumento de ondas cerebrais e a um sentido subjetivo de relaxamento. A administração de Teanina causou relaxamento dose dependente, sem perder o estado de alerta, estado mental sem sedação, começando aproximadamente 40 minutos após administração oral.
O sono é fundamental para diversas funções biológicas e sua qualidade interfere na rotina do dia a dia. Por isso, é muito importante ter noites de sono tranquilas. Desse modo, a L-teanina é bastante eficaz na promoção do sono com qualidade. Embora a L-teanina não cause diretamente o adormecimento, ela tem a capacidade de contribuir com o relaxamento. Com o corpo e a mente relaxados, é mais fácil dormir e descansar, mesmo em casos mais difíceis.
Por apresentar efeitos em alguns componentes do cérebro e promover o relaxamento, a L-teanina também pode afetar positivamente o sono. Testes em humanos e animais comprovaram seus benefícios no sono. Um estudo de 2018 analisou que a ingestão de 450 a 900 mg desse suplemento diariamente está associado a uma melhor qualidade do sono.
Outro ponto interessante sobre a L-teanina, é que ela consegue reduzir os riscos de doenças e lesões hepáticas. Em relação ao álcool, ela tem a capacidade de acelerar o seu metabolismo e ajudar na recuperação dos antioxidantes do fígado. Um estudo que avaliou a associação entre o consumo de chá-verde e o risco de doenças hepáticas, relatou que a ingestão do chá é capaz de atuar como um fator de proteção.
O consumo de L-teanina também pode ajudar o sistema imunológico, fazendo com que o organismo lide melhor com doenças e prevenindo condições comuns como a gripe e o resfriado por conta de seus antioxidantes. Como resultado, outro estudo também mostrou seus possíveis benefícios no trato intestinal por ser, também, um agente anti-inflamatório.
Os efeitos relaxantes do aminoácido também podem reduzir a pressão arterial, condição associada aos riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Acima de tudo, ao reduzir o estresse, aumentar o relaxamento e diminuir a frequência cardíaca, ele pode, consequentemente, baixar a pressão.
Câncer
A L-teanina, administrada juntamente com doxorubicina, reduz o tamanho de tumores ovarianos, como também diminui metástases no fígado. Como resultado, em outro estudo, teanina quase dobrou o efeito de doxorubicina no Carcinoma de Ehrlich, ao aumentar a concentração da droga nas células tumorais. Igualmente, parece que a teanina exerce um efeito aditivo quando administrado junto com o quimioterápico reduzindo o transporte do ácido glutâmico na célula, diminuindo níveis de GSH intracelular e aumentando a concentração da droga em células tumorais. Por último, a teanina também protege células normais dos danos causados por drogas quimioterápicas.
Recomendação de uso
No que diz respeito ao tratamento de câncer juntamente com quimioterápicos, a dose é especulativa porque nenhum estudo em seres humanos foi executado. Entretanto, uma dosagem de 400-800mg três vezes ao dia poderá ser usado com segurança.
Tensão Pré-menstrual
Estudos em cooperação entre a Taiyo Kagaku Co., a Universidade de Shizuoka e o The Family Planning Institute of Japan têm demonstrado que mulheres tomando 200mg de L-teanina / dia têm apresentado uma incidência menor de sintomas da TPM. Estes sintomas incluem os sintomas físicos, mentais e sociais. Em suma, foi observado um grande alívio dos sintomas da TPM após o uso de L-teanina.
Precauções
Sobretudo, gestantes e lactantes devem evitar o uso de suplementos com L-teanina. O uso de L-teanina concomitantemente com o uso de agentes quimioterápicos no câncer deve ser realizado sob supervisão médica.
Contra-indicações
A L-teanina é contra-indicada para pacientes sensíveis a algum ingrediente da formulação a contendo.
Acredita-se que o aminoácido não possui efeitos colaterais relatados, porém, ele pode interagir negativamente com medicamentos de pressão e estimulantes. Os componentes do chá verde, por exemplo, podem interagir com outras drogas da quimioterapia, reduzindo seu efeito. Portanto, é necessário seguir o plano médico e conversar com um profissional da saúde caso tenha o desejo de consumir a teanina em qualquer forma.
Como resultado, por causa da cafeína presente no chá verde e no chá preto, o seu consumo pode causar:
Logo, se persistirem os sintomas após a interrupção de sua ingestão, consulte especialistas da área de saúde.
Category: Geral
Copyright © 2024 · All Rights Reserved · Blog MedicinalnaWeb
Theme: Natural Lite by Organic Themes · RSS Feed