Bacopa Monnieri: Otimizando seu Cérebro

Bacopa Monnieri é uma das plantas amplamente utilizadas na medicina tradicional indiana Ayurveda. Entre os praticantes dessa técnica milenar, é conhecida como a planta da sabedoria. E essa fama não é por acaso. Usado por mais de 3.000 anos, ela ajuda no desenvolvimento cognitivo e em outras funções do sistema nervoso.

A Bacopa Monnieri é encontrada nos pântanos da Índia. Lá ela também é conhecida como Brahmi ou Jalanimba. Acima de tudo, suas principais características incluem altas concentrações de compostos anti-inflamatórios, sedativos, antiepilépticos, agentes antineoplásicos e estimulantes do sistema nervoso. Além do seu efeito antioxidante, que protege o corpo dos efeitos dos radicais livres, também possui propriedades adaptogênicas. Definitivamente, a planta é eficaz contra os danos causados ​​pelo tempo e pela reprodução celular irregular que pode dar origem ao câncer.

Fatores de risco relacionado ao estresse

O estresse oxidativo é um dos principais fatores que compromete a integridade celular e favorece o desenvolvimento de diversas doenças relacionadas à idade. Como resultado, esse estresse contribui para o declínio cognitivo observado naturalmente durante o envelhecimento. Neste contexto, evidências apontam que os compostos bioativos presentes na Bacopa monnieri atenuam os efeitos deletérios do estresse oxidativo no SNC. Além disso, ele induz um aumento na atividade de enzimas antioxidantes como catalase, superóxido dismutase e glutationa peroxidase. Adicionalmente, os extratos de Bacopa monnieri reduzem a peroxidação lipídica e minimizam os danos em membranas celulares. Definitivamente, este efeito está associado à inibição da atividade da enzima lipoxigenase.

Entre suas principais características estão a alta concentração de compostos anti inflamatórios, sedativos, agentes antiepilépticos, antitumorais e estimuladores do sistema nervoso. Ainda mais, além da ação antioxidante, que protege o organismo da ação dos radicais livres, ela tem características adaptogênicas. Em outras palavras, a planta é eficaz no combate aos danos causados pelo tempo. Ela também age em relação a reprodução irregular das células, que pode dar origem ao câncer.

Ao passo que Bacopa Monnieri ajuda na melhora do potencial de memória, especialmente as habilidades cognitivas e de aprendizagem, ela também ajuda a aliviar os déficits de atenção. Do mesmo modo, reduz os níveis de ansiedade e fadiga mental. Ainda mais, as suas propriedades farmacológicas são atribuídas aos altos níveis de ingredientes ativos glicosídicos que são muito eficazes no sistema nervoso central. Similarmente, ela também possui propriedades antioxidantes e é capaz de funcionar em condições estressantes associadas à privação do sono, pois reduz as concentrações de glutamato e aumenta as concentrações de GABA em diferentes regiões do cérebro. A Bacopa Monnieri possui ativos muito potentes no sistema nervoso central, ou seja, melhora a memória, o aprendizado e a cognição.

Por que usar Bacopa Monnieri?

Os efeitos nootrópicos e neuroprotetores da Bacopa monnieri estão associados a diversos mecanismos envolvidos com a preservação e/ou recuperação da função das células do sistema nervoso central. Entre elas vemos a ação antioxidante, modulação de vias de neurotransmissão e neuromodulação, ação antiamiloidogênica e melhora do fluxo sanguíneo cerebral.  

Além de conferirem proteção contra o estresse oxidativo e a peroxidação lipídica através de suas propriedade antioxidantes, os fitoquímicos bioativos presentes na Bacopa monnieri também inibem a agregação de peptídeos β-amiloide, bem como a interação destes agregados com as membranas celulares. O resultado é a proteção a integridade das células que constituem o SNC, preservando assim as funções cognitivas.

O acúmulo de peptídeos e a formação de placas ou depósitos extracelulares é considerado um dos principais marcadores histopatológicos de algumas doenças que geram um comprometimento cognitivo grave e progressivo, como por exemplo, a doença de Alzheimer). Isso se dá uma vez que resulta na neuroinflamação mediada pela ativação de células da glia (microgliose e astrocitose), perda de sinapses e morte neuronal. Igualmente, evidências apontam que a administração de Bacopa monnieri proporciona um efeito neuroprotetor, relacionado à redução de depósitos de peptídeos.

Como Bacopa Monnieri age?

O efeito nootrópico de Bacopa monnieri foi visto na melhora da neurotransmissão colinérgica no sistema nervoso central. Isso ocorre porque a acetilcolina é um neurotransmissor que desempenha papel importante em diversas funções fisiológicas, incluindo os processos de aprendizagem e memória. Similarmente, evidências apontam que os constituintes de Bacopa monnieri inibem a enzima acetilcolinesterase (responsável pela conversão de acetilcolina em metabólitos inativos), promovendo um aumento da disponibilidade deste neurotransmissor no sistema nervoso central. Além disso, a administração de extratos de Bacopa monnieri promove um aumento nos níveis de fatores neurotróficos, favorecendo a plasticidade sináptica no SNC. Por fim, também contribui para a regulação de outras vias de neurotransmissão envolvidas em processos de aprendizagem e memória.

Adicionalmente, Bacopa monnieri também possui ação vasodilatadora e anti-inflamatória. A primeira é mediada pelo aumento da síntese de óxido nítrico, inibição do influxo de cálcio e inibição da liberação de cálcio do retículo sarcoplasmático. No que diz respeito a ação anti-inflamatória, esta vem sendo associada à redução dos níveis de fator de necrose tumoral, fator nuclear, caspases, interleucinas e prostaglandina. Como consequência, Bacopa monnieri resulta em uma melhora do fluxo sanguíneo. Além do mais, preveni danos celulares associados à inflamação.

Quais os Benefícios de Bacopa Monnieri?

Em suma, a maioria dos estudos realizados com a Bacopa Monnieri está relacionada à sua ação no sistema nervoso. Assim, tem sido adotada como medida de prevenção, assim como estimulante das atividades sinápticas no cérebro. Desta forma, ela é indicada para:

  • Auxílio contra a perda da memória;
  • Auxílio no controle das crises de epilepsia e convulsões;
  • Equilíbrio de ansiedade e da fadiga mental;
  • Tonificação das estruturas do sistema nervoso;
  • Prevenção de déficits neurológicos relacionados ao avanço da idade, como a redução da capacidade cerebral e celular;
  • Tratamentos contra depressão e estresse;
  • Antitumoral
  • Efeito antioxidante comparado ao da Vitamina E
  • Efeito Nootrópico
  • Efeito Vasodilatador
  • Efeito Anti-Inflamatório
  • Auxilia na potencialização da memória, aprendizagem e concentração.
  • Diminui o estresse mental auxiliando até na prevenção de Alzheimer.
  • Melhora a função cognitiva

Estudos Clínicos de Bacopa Monnieri

Como age no cérebro?

Os efeitos da Bacopa Monnieri são considerados um nootrópico natural, principalmente relacionado à memória e níveis cognitivos. Seja como for, os resultados obtidos no estudo mostraram que certos compostos ativos da planta têm efeito antagônico sobre os receptores de serotonina envolvidos no processo de memória. Desde já, o estudo mostrou que os extratos vegetais ajudam a inibir enzimas como catecol-O-metiltransferase e prolil endopeptidase. A primeira interfere na regulação da memória, afetando o metabolismo da dopamina. A segunda, conhecida por sua ação nas neuropeptidases, está associada ao declínio cognitivo. Outros estudos mostraram que o uso de Bacopa monniera por 12 semanas melhora a concentração e a memória.

DESEMPENHO COGNITIVO

A cognição pode ser definida como a capacidade de processar informações sensoriais, transformando assim em conhecimento. Isso envolve diferentes habilidades mentais como percepção, atenção, tomada de decisões, raciocínio, memória, linguagem, entre outras. Embora naturalmente seja observado um declínio cognitivo em decorrência do envelhecimento, a demência (caracterizada pelo prejuízo na memória, pensamento, comportamento e incapacidade de realizar atividades cotidianas) não faz parte deste processo, e está associada ao desenvolvimento de diferentes doenças, tal como a doença de Alzheimer e a acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI).

Os medicamentos usualmente utilizados para o tratamento de doenças como Alzheimer e demência, incluindo fármacos inibidores da acetilcolinesterase, não impedem ou retardam a progressão da doença. Por outro lado, eles auxiliam na redução ou estabilização dos sintomas por um período de tempo. Dessa forma, a suplementação com extratos vegetais com propriedade neuroprotetora e nootrópica tem sido utilizada como opção terapêutica para o tratamento dessas doenças.

Além disso, estudos científicos indicam que a Bacopa monnieri pode exercer efeitos neuroprotetores e anti-inflamatórios, contribuindo para a melhora da saúde cerebral. Adicionalmente, os efeitos da Bacopa monnieri podem ser potencializados quando combinada com outras substâncias, como o ácido docosahexaenoico (DHA), um ácido graxo ômega-3 presente em peixes. Assim, a utilização de suplementos contendo Bacopa monnieri pode ser uma alternativa promissora para melhorar a saúde cerebral e prevenir o declínio cognitivo.

Déficit de atenção?

Adicionalmente, a suplementação com Bacopa monnieri melhorou o quadro clínico de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), um transtorno neurológico caracterizado pela manifestação de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Em estudos clínicos envolvendo crianças entre 6 e 12 anos de idade e diagnosticadas com TDAH, a administração pela via oral de extratos de Bacopa monnieri (100 a 225 mg ao dia, durante 3 a 6 meses) se mostrou eficaz em reduzir os sintomas associados a este transtorno. Além disso, apresentando eficácia semelhante e menor incidência de reações adversas que o metilfenidato, fármaco psicoestimulante comumente utilizado no tratamento do TDAH.

ANSIEDADE E DEPRESSÃO

Além do efeito nootrópico, evidências apontam que a Bacopa monnieri também possui ação ansiolítica, antidepressiva e adaptogênica. Através de um estudo clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo realizado com 48 idosos (homens e mulheres, com idade igual ou superior a 65 anos), que a suplementação pela via oral com 300 mg de um extrato de Bacopa monnieri, uma vez ao dia, durante 12 semanas, promove uma melhora significativa do humor e reduz os sintomas associados à depressão e ansiedade. Semelhantemente, outro estudo duplo-cego, cruzado e controlado por placebo envolvendo 30 indivíduos (homens e mulheres, entre 18 e 44 anos) demonstrou que a suplementação com 320 a 640 mg de um extrato de Bacopa monnieri, além de promover uma redução destes sintomas, também reduz os níveis séricos de cortisol, sugerindo seu potencial adaptogênico.

REFERÊNCIAS:

  1. https://www.sciencedirect.com/science/article
  2. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29142420/
  3. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27761079/
  4. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0102-695X2009000500003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Comentários no Facebook