Tintura de Alcaçuz

O Alcaçuz é conhecido cientificamente como Glycyrrhiza Glabra. No Brasil é chamado de  Alcaçuz, Alcaçuz verdadeiro e raiz doce.  É uma espécie de planta medicinal com flor roxa pertencente a família Fabaceae, que possuem raízes adocicadas. O Alcaçuz,originalmente , encontrado na Ásia Ocidental e no Sul da Europa é uma planta rica em glicirrizina, dos quais extrai de suas raízes um xarope. Ela é uma planta Herbacea que cresce até um metro de altura, as filhas tem cerca de 7 a 15 centímetros de comprimento. 

Alcaçuz é uma das plantas medicinais mais conhecida no mundo, sendo utilizada  desde a antiguidade para tratar vários problemas de saúde, especialmente problemas de estômago, inflamação e causas respiratórias .
Os gregos, romanos e chineses usavam muito o Alcaçuz para tratamento de úlceras e principalmente como expectorante .

De acordo com alguns estudos científicos feitos, descobriu-se que a planta possui diversos benefícios, assim como:‌ ação oxidante. ‌ Outro benefício encontrado no Alcaçuz é que ele auxila na regularização de níveis de glicose no sangue de diabéticos, vários relatos indicam que o uso do mesmo, ajuda a diminuir os sintomas  causados na diabete , como excesso  de sede e vontades frequentes de comer doces.

Uma propriedade importante que também aponta os estudos sobre o Alcaçuz é o estímulo do sistema imunológico , em que possui uma ação antiviral protegendo o corpo contra infecções virais.  O Alcaçuz também possui em suas raízes uma substância semelhante a carbenoxolona que é uma substância sintética muito utilizada para tratamento de ulcera gástrica que auxilia na proteção do estômago.

Comentários no Facebook