Confira 3 benefícios da pitaya para a sua saúde!

O uso de princípios ativos menos conhecidos do grande público vem sendo uma prática recorrente por quem está em busca de um organismo saudável, sobretudo em função da grande variedade de opções benéficas que a natureza oferece para o ser humano. Sendo assim, conhecer os benefícios da pitaya para a sua saúde pode ser muito interessante.

Essa é uma fruta nativa da América Latina, tipicamente tropical e oriunda de um tipo de cacto, que tem diferentes variedades e que pode ser consumida na refeição in natura, em pedaços, complementando sobremesas ou mesmo com suplementação.

Confira este conteúdo e aprenda um pouco mais sobre esse nutritivo alimento!

Principais variedades da pitaya

A pitaya, embora ainda não seja muito conhecida pelo grande público no Brasil, apresenta três variedades diferentes, todas oriundas da América Latina. A versão branca, por exemplo, recebe esse nome pela coloração do seu interior, mesmo que a sua casca seja rosa. É a opção mais fácil de ser encontrada em nosso país.

Já a vermelha leva essa denominação pela sua tonalidade externa em rosa avermelhado, que forma uma bela combinação com a sua nuance interna em púrpura. Por fim, temos a amarela, que é amarelada por fora e esbranquiçada por dentro, sendo mais facilmente achada no Equador, Colômbia, Bolívia, Peru e Venezuela.

Propriedades da pitaya

1. Melhora o sistema imunológico

Uma das principais propriedades dessa fruta é que o seu consumo ajuda a melhorar o sistema imunológico e isso ocorre pelos mais variados motivos. Um deles é por conter substâncias como os polifenóis, que são poderosos antioxidantes, além de prebióticos, que ajudam na regulação do trânsito intestinal.

Além disso, essa fruta é uma grande de fonte de fibras, carboidratos e alguns micronutrientes fundamentais, como cálcio, potássio e diversas vitaminas. Eles colaboram para fortalecer os dentes e ossos, além da fabricação de células de defesa, como os glóbulos vermelhos.

2. Excelente fonte de fibras

Se você tem dificuldades para regular o seu intestino, o consumo da pitaya pode ser uma excelente alternativa para você. Em linhas gerais, os alimentos naturais são muito abundantes em fibras insolúveis, que ajudam a trazer um pouco mais de conforto e disposição para encarar a rotina do dia a dia.

Esse composto é vantajoso, tanto para quem tem constipação ou mesmo diarreia, pois contribuem para a formação do bolo fecal, estimulam os movimentos peristálticos e induzem a liberação adequada de suco gástrico. Além disso, é uma forma de aumentar a sensação de saciedade depois de comer.

3. Ajuda no emagrecimento

Um dos benefícios da pitaya é que ela é extreamamente útil para quem está com uns quilinhos a mais na balança e precisa emagrecer. Isso ocorre por diversas propriedades da fruta, como a capacidade de absorver e eliminar parte das gorduras que iriam para o sangue e as fibras insolúveis, que contribuem para a sensação de saciedade.

4. Combate os radicais livres

Essa fruta contém uma boa quantidade de antioxidantes, especialmente os polifenóis, que são substâncias capazes de minimizar a produção dos temidos radicais livres, prejudiciais à nossa saúde quando em excesso. Eles são armas poderosas e que ajudam a dar mais força ao sistema imune, prevenindo o envelhecimento precoce.

5. Previne diabetes e reduz colesterol

Por fim, vale lembrar que a pitaya também ajuda a prevenir o diabetes e a reduzir o colesterol. Isso ocorre por diversos mecanismos e propriedades da fruta. As suas fibras, por exemplo, ajudam a absorver e eliminar parte das gorduras que iriam para o sangue, assim como reduzem a resposta à glicose, regulando os níveis de insulina.

Como você pôde ver, existem muitos benefícios da pitaya para a sua saúde. Por esse motivo, é interessante incluir essa fruta tão nutritiva em sua rotina alimentar, seja em pedaços, sorvete, doces ou geleias.

Gostou deste post? Quer conferir outros conteúdos como esse? Então siga os nossos perfis no Instagram e Facebook!

Comentários no Facebook