Sais biliares são normalizadores da digestão de lipídios (gordura). Os sais Biliares (ou ácidos biliares) são a secreção externa do fígado e consistem em ácidos orgânicos derivados do ciclopentanoperidrofenantreno, encontrados principalmente na bile e excretados no intestino delgado.
Sua função principal é facilitar a dissolução das gorduras para permitir sua degradação enzimática. Além disso, estimulam a proliferação das células das criptas intestinais, contribuindo para a manutenção da estrutura do epitélio intestinal. Em geral, utilizam-se associações de sais biliares com pepsina e pancreatina, para facilitar a digestão em pacientes afetados por diversos transtornos digestivos (dispepsia).
Os sais biliares tem a função de ajudar na digestão, ao quebrar as gorduras. Além disso, eles ajudam a absorver vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K e também eliminar resíduos.
Os sais biliares são os principais componentes orgânicos da bile. A bile é um líquido amarelo-esverdeado produzido pelo fígado e armazenado em nossa vesícula biliar. Uma disfunção biliar pode alterar a saúde do fígado, vesícula biliar, cólon e pele – levando à inflamação e ao acúmulo de gorduras e toxinas.
Os Sais Biliares tem sido comumente utilizados para:
- Permitir a digestão e absorção de gorduras e nutrientes;
- Suplementação fundamental para pessoas que retiraram a vesícula (colecistectomia);
- Eliminar o colesterol e compostos tóxicos;
- Controlar agentes infecciosos;
- Promover vesícula biliar e função hepática;
- Ajudar a dissolver cálculos biliares;
- Ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue;
- Desencadear a liberação da glutationa;
- Eliminar bilirrubina (substância tóxica).