[JUL/19] Aprenda como deixar as unhas mais fortes com essas 5 dicas

Você quer deixar as unhas crescerem, mas elas sempre quebram, ou estão sempre descamando ou com manchas? Sem falar da aparência esbranquiçada, descoloração ou porosidade: todos esses são sintomas de enfraquecimento. A boa notícia é que existem algumas práticas que ajudam quem quer saber como deixar unhas mais fortes.

As soluções envolvem alimentação saudável e suplementação de nutrientes, além do uso de luvas ao lidar com produtos de limpeza. Afinal, as maiores causas de enfraquecimento das unhas são deficiências de vitaminas e agressão por substâncias químicas.

Por isso, acompanhe este post e veja como resolver o problema!

1. Cuide da alimentação

Já ouviu falar que nós somos o que comemos? Sim, a alimentação é protagonista na saúde das unhas e, consequentemente, na aparência delas. A deficiência de vitaminas e sais minerais faz com que fiquem amareladas, quebradiças e porosas. Anote aí alguns dos principais nutrientes para a saúde das unhas e onde encontrá-los:

  • vitaminas do complexo B: cereais, vegetais de folhas, atum, entre outros alimentos;
  • vitamina C: frutas cítricas e em alguns vegetais;
  • vitamina E: óleos vegetais e sementes, como nozes;
  • cálcio: laticínios, soja e amêndoas;
  • ferro: carnes em geral, peixes, feijão, lentilha e outros grãos e vegetais.
  • zinco: carnes, peixes, castanha-do-pará, gérmen de trigo e brócolis.

2. Hidrate as unhas regularmente

Além de melhorar a alimentação, as unhas precisam de hidratação, começando de dentro para fora — tente beber cerca de 2 litros de água por dia. É importante também hidratá-las com cremes e óleos para as mãos ou de corpo inteiro mesmo.

3. Use luvas para serviços domésticos

Não dá para escapar dos serviços domésticos. Quase todo mundo precisa, ao menos, lavar a louça diariamente. O que você talvez não saiba é que os produtos de limpeza, mesmo detergentes neutros, agridem as unhas e contribuem com o enfraquecimento. Por isso, procure sempre usar luvas.

4. Utilize bons cosméticos

Na hora de fazer as unhas, priorize os produtos pela qualidade e não pela estética. Desde os removedores até os esmaltes, prefira os hipoalergênicos, que costumam ter fórmulas mais suaves. Além disso, se quer mesmo saber como deixar unhas mais fortes, anote este lema: a base vem sempre antes do esmalte.

Mais do que contribuir com um acabamento homogêneo da pintura e auxiliar na fixação, a base serve como uma camada de proteção, pois conta com componentes hidratantes em sua fórmula. Além disso, impede que os pigmentos do esmalte entrem em contato direto com a unha e sejam absorvidos por ela.

5. Faça uso de suplementos

Mesmo com um cuidado-extra nas refeições, dificilmente nossa alimentação dá conta de todas as necessidades nutricionais. Por isso, a suplementação é bem-vinda e até necessária. No caso das unhas, ingerir mais biotina ou vitamina C, por exemplo, já faz muita diferença, já que ajudam na metabolização do colágeno — a proteína essencial para seu crescimento.

Viu só como deixar unhas mais fortes não é difícil? O fato é que a alimentação diária é suficiente para suprir toda a nossa necessidade de vitaminas e minerais. Além disso, estamos a todo momento expondo as mãos a produtos agressivos. Por isso, faça dessas dicas seus novos hábitos — a saúde das suas unhas agradece!

Que tal começar esses cuidados o quanto antes? É fácil: conheça o Biosil, nosso nutricosmético que estimula as proteínas estruturais e contribui com a saúde das unhas, da pele e do cabelo!

Você pode gostar...

Comentários no Facebook