Qual o efeito da vitamina C para a pele!

As vitaminas têm função essencial no nosso corpo, servindo para o funcionamento do metabolismo e diversas outras funções. Entre elas, uma das mais importantes está diretamente ligada à beleza e ao rejuvenescimento. Os efeitos da vitamina C para a pele podem ser percebidos em curto e longo prazo.

Também conhecida como ácido ascórbico, essa substância é bastante encontrada em frutas, verduras e legumes. Ou seja, é facilmente obtida pela alimentação. No entanto, quando o organismo não consegue absorvê-la completamente, pode ser necessária a suplementação.

Seus efeitos terapêuticos para a pele são bastante reconhecidos. Atuando, inclusive, de maneira complementar a outras vitaminas e substâncias, como o colágeno e o ácido hialurônico contra envelhecimento precoce.

Mas por que essa vitamina é tão importante? Continue acompanhando o post para descobrir!

Conheça os benefícios da vitamina C

A vitamina C traz muitos benefícios para a pele. Confira alguns deles nos próximos tópicos.

Tem efeito antioxidante

A vitamina C é reconhecida pelo seu forte poder antioxidante. Isso significa que ela previne e minimiza os efeitos dos radicais livres, moléculas que ao interagir com o DNA da pele, podem causar o mau funcionamento ou a morte das células.

A principal consequência desse tipo de dano é o envelhecimento precoce, com o ressecamento da pele. No entanto, também podem ocorrer doenças graves, como o câncer. A vitamina C neutraliza os radicais livres, protegendo a pele contra a radiação ultravioleta e prevenindo problemas de longo prazo.

Trata queimaduras e feridas

Outro benefício importante da vitamina C para a pele é ajudar no processo de recuperação de feridas e queimaduras graves. O próprio poder antioxidante é o que garante essa propriedade, uma vez que contribui para tratar as lesões na pele.

Se a queimadura tiver ocorrido no couro cabeludo, o ácido ascórbico ajuda, inclusive, na queda de cabelo na área afetada. A substância recupera os novos tecidos, colaborando para o crescimento dos fios de maneira saudável.

Além disso, a vitamina atua no tratamento de eczema, uma inflamação com a formação de escamas e coceira na pele, sobretudo se associada ao zinco, que ajuda a potencializar os efeitos.

Atua na produção de colágeno

Outro importante benefício da vitamina C para a pele é sua atuação na produção de colágeno. Proteína produzida naturalmente pelo organismo, atua na formação de ossos, ligamentos, tendões e pele. Ela também dá sustentação aos tecidos da pele e, por isso, está diretamente ligada ao envelhecimento e à hidratação cutânea.

Existem muitos tipos de colágeno, cada um com funções diferentes. Os tipos I e II são os que garantem a saúde da pele.

O problema é que o organismo deixa de produzir o colágeno com o tempo, sendo necessária a reposição. A vitamina C é importante para estimular novamente a produção dessa substância, mantendo a saúde, a firmeza e a elasticidade da pele, o que a vai deixar com menos linhas de expressão e rugas.

Participa na regeneração de vitamina E

A vitamina C também é importante para a pele por contribuir para a manutenção de outras vitaminas. Ela ajuda a regenerar a vitamina E depois de oxidada, ampliando sua ação.

A vitamina E, ainda, protege contra a luz ultravioleta, impedindo a ação prejudicial dos raios solares na pele. Assim, ela fica mais lisa, macia e hidratada. Ou seja, a vitamina C protege a pele e contribui para que a vitamina E atue da mesma maneira, como um poderoso antioxidante.

Protege dos efeitos do sol

A vitamina C pode ser usada de dia e é ótima aliada nos períodos mais quentes do verão. Ajuda a amenizar o impacto das radiações UVA e UVB e repara danos como a vermelhidão provocada pela larga exposição à luz solar.

A sua função, no entanto, é diferente da de um protetor solar: enquanto o filtro forma uma barreira sobre a pele, a vitamina C tem um efeito indireto, recuperando a integridade do DNA celular.

Além de agir na produção e fixação do colágeno, a vitamina C também tem ação antioxidante, retardando os efeitos envelhecedores dos raios solares.

Tem efeito clareador

A Vitamina C ainda uniformiza o tom da pele e clareia melasmas, manchas de acne e de sol. Ela desempenha uma forte ação no combate a manchas escuras, clareando a pele e inibindo a produção da tirosinase, a enzima que produz a pigmentação causadora deste tipo de mancha.  

O ácido ascórbico ainda consegue inibir a produção de dímeros de pirimidina que, por sua vez, são responsáveis pela formação de melanomas.

Mantém uma textura bonita e saudável

Todos os benefícios da vitamina C para a pele podem ser resumidos em um só: deixar a pele bonita e saudável por mais tempo. Afinal, por estimular a produção de colágeno, restaurar os vasos sanguíneos e ser antioxidante, ela contribui para uma melhor textura e aparência da pele.

Isso porque os nutrientes podem chegar com mais facilidade às células da pele, que fica mais nutrida e hidratada. Sem contar que a vitamina aumenta a produção de elastina, que engrossa a parede celular e mantém a hidratação da pele por muito mais tempo.

No entanto, é claro que ela não age sozinha. Os benefícios da vitamina C vão depender bastante de outros bons hábitos, como adotar uma alimentação saudável, consumir muita água e parar de fumar.

Aprenda a usar a vitamina C para a pele

Por não ser armazenada no organismo, a vitamina C deve ser ingerida todos os dias e em quantidades suficientes. Ela é facilmente encontrada em frutas cítricas, como limão e laranja, além de acerola, uvas e outras frutas. Também é abundante em pimentões, brócolis e outras verduras.

Em poucos casos, pode ser necessário fazer a suplementação por meio da ingestão da vitamina C em pastilhas e tabletes. Ela também ajuda a aumentar a imunidade e a prevenir doenças. A dose diária recomendada pode variar de 500 a 1000 miligramas, dependendo das necessidades de cada pessoa. Mesmo que não necessitem de receita, o ideal é que sejam consumidos sob a recomendação de um profissional da saúde.

Por ser muito benéfico para a pele, o ácido ascórbico está presente em muitos dermocosméticos, como cremes anti-idade, entre outros. Geralmente, são associados a vitamina E, ácido ferúlico e ao ácido hialurônico, substâncias que também atuam no rejuvenescimento.

Uma grande vantagem desses produtos é que eles podem ser usados em todos os tipos de pele, desde as mais secas até as bem oleosas.

Gostou de conhecer os efeitos da vitamina C para a pele? Quer entender melhor o poder dos antioxidantes? Então, acesse: www.purevit.medicinalnaweb.com.br

PUREVIT C PHARMA – O poder da Vitamina C PURA 20%.

Você pode gostar...

Comentários no Facebook