Quais são os tipos de colágeno? Confira agora mesmo

Nos últimos anos, diversos princípios ativos e substâncias novas estão sendo empregadas na promoção do bem-estar das pessoas e na manutenção da beleza natural de cada indivíduo, o que ajuda a aprimorar a saúde e elevar a autoestima. Diante dessa realidade, conhecer quais são os tipos de colágeno pode ser muito interessante.

Esse é um recurso que vem chamando a atenção do mercado na atualidade, sobretudo pelos excelentes resultados que proporciona para o organismo e por sua ação benéfica para a pele — principalmente quando ingerido em forma de suplemento. Continue lendo este conteúdo e aprenda um pouco mais sobre o assunto!

Afinal, o que é o colágeno?

O colágeno é um tipo de proteína muito abundante no organismo humano, podendo ser encontrado não apenas na pele, mas também em diversos tecidos, ligamentos, tendões, ossos e muito mais. A sua função primordial é a de conferir configuração estrutural, dando firmeza e elasticidade para os locais nos quais participa da composição.

Ele pode ser ingerido por meio da alimentação, notadamente em alimentos como carnes e gelatinas. Entretanto, nos últimos anos, a suplementação vem se tornando popular, seja por sua facilidade na ingestão ou por possibilitar efeitos mais visíveis e duradouros para atenuar o envelhecimento da pele.

Quais são os tipos de colágeno?

Ainda que o colágeno seja um tipo específico de substância, ele pode ser encontrado de diferentes formas, tanto naturalmente ou por meio de processos de produção para a manipulação em suplementos alimentares. Veja abaixo quais são os principais disponíveis atualmente.

Colágeno tipo 1

O colágeno tipo 1 é aquele que é extraído dos ossos e das cartilagens de animais, principalmente de bovinos e frangos. Isso é feito por meio da quebra de moléculas de proteína, resultando em partículas menores. Em função de suas dimensões mais discretas, ele é mais bem absorvido por nosso intestino.

O seu emprego é feito para as mais diversas finalidades, como melhorar a firmeza da pele, fortalecer os tendões e ligamentos, conferir mais resistência para unhas e cabelo, como coadjuvante no tratamento da osteoporose, na prevenção de úlceras gástricas e muito mais.

Colágeno tipo 2

O colágeno tipo 2 é o componente principal presente nas nossas cartilagens. Ele é fabricado a partir de um processo não-enzimático e com uma temperatura mais baixa, para que suas moléculas não sejam hidrolisadas. A ideia aqui é que, ao contrário do que ocorre no tipo 1, a integridade estrutural seja mantida.

Em linhas gerais, esse tipo de colágeno é indicado em alguns quadros, como as osteoartrites de origem autoimune e nas artrites reumatóides, para fazer a reposição do que o próprio sistema imunológico da pessoa destrói de maneira patológica.

Colágeno hidrolisado

O colágeno hidrolisado nada mais é do que outro nome para o colágeno do tipo 1. Como produto, ele é liberado pela ANVISA e, por sua eficiência e facilidade em ser absorvido pelo organismo, é a opção mais indicada por médicos e nutricionistas. Quando associado a uma rotina de exercícios e dieta balanceada, pode trazer resultados incríveis.

Agora que você já sabe quais os tipos de colágeno, não deixe de aproveitar esses benefícios e manipule essa substância como um suplemento para sua saúde!

Gostou de aprender mais sobre os tipos de colágeno? Quer contar com essas vantagens? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!

Você pode gostar...

Comentários no Facebook