Confira quais são os benefícios da atividade física

Quer manter a sua saúde física e mental em dia? Então comece a se mexer! Caminhar, frequentar academia ou aulas de pilates, fazer natação ou hidroginástica, praticar um esporte ou até dançar: a ideia é fazer um exercício de forma regular e que lhe traga prazer.

Com o tempo, você vai melhorar seu desempenho físico e ter mais disposição para as tarefas do dia a dia, ou seja, vai ganhar qualidade de vida.

Quer saber quais os benefícios da atividade física? Então, leia até o fim este conteúdo que preparamos para você!

Melhora da circulação

Os exercícios físicos melhoram a capacidade cardiorrespiratória, o que favorece a oxigenação do corpo e também a circulação. Dessa maneira, você protege o coração, reduzindo os riscos de doenças, como infarto e derrame. Além disso, a prática também auxilia no controle da pressão arterial e do colesterol.

Falando em prevenção de doenças, saiba que a atividade física regular também ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue, reduzindo os riscos de a pessoa desenvolver diabetes. Você fortalece ainda a estrutura óssea, evitando a osteoporose.

Ajuda a manter o peso

Quando você deixa o sedentarismo de lado, acelera o metabolismo e, desse modo, queima mais calorias. Fica, portanto, mais fácil de perder ou manter o seu peso. É claro que os resultados serão melhores se você também adotar uma alimentação mais leve e equilibrada.

Combate o estresse

Quais os benefícios da atividade física? Muita gente associa somente aos ganhos para a saúde do corpo, mas saiba que, ao se exercitar, você também contribui para uma boa saúde mental.

Isso porque o corpo libera endorfina, hormônio que proporciona a sensação de bem-estar. Com isso, é possível reduzir o estresse, ansiedade, melhorar o humor e até prevenir a depressão.

Além disso, dependendo do exercício escolhido, você tem a oportunidade de conhecer pessoas e fazer amizades, o que também é muito positivo.

Auxilia na qualidade do sono

Para ter qualidade vida, é preciso dormir bem, certo? Então, aposte na atividade física para melhorar as suas noites de sono. Ao se exercitar, você libera serotonina, substância chamada de hormônio da felicidade, que vai ajudar seu corpo a relaxar.

Com isso, terá menos dificuldade em adormecer, conseguirá descansar de verdade e acordará com mais disposição no dia seguinte.

Aumenta a autoestima

Quando você passa a cuidar de si mesmo e vê resultados, como a manutenção do peso, melhora da postura e tonificação muscular, se sente mais seguro e confiante. Isso porque você aumenta sua autoestima e começa a se valorizar mais — o que vai trazer ganhos para sua vida pessoal e profissional.

Que tal começar a se exercitar? Agora que você sabe quais os benefícios da atividade física, não pode ficar parado. Para os iniciantes, escolha um exercício leve, como a caminhada. Comece devagar e vá aumentando o tempo do exercício aos poucos. Associe a uma alimentação saudável e a suplementos que garantam mais energia e você viverá melhor!

E aí? Gostou do nosso post? Então aposto que também vai gostar de algumas dicas para ter mais disposição no dia a dia!

Comentários no Facebook